Antes de mais nada, é necessário entender o que é uma bateria. Ela é um conjunto de diversas pilhas ligadas em série, localizadas dentro de um recipiente de plástico, transformando energia química em energia elétrica. Atualmente, existem diversos tipos de baterias no mercado.

Mesmo conhecendo o funcionamento das baterias, a maioria dos condutores só se recordam da sua existência quando elas apresentam algum tipo de defeito que influencia diretamente no não funcionamento do veículo. São nessas ocasiões, por exemplo, que esses condutores passam a acionar um serviço de bateria delivery para auxiliar em possíveis contratempos.

Sabemos, então, que não é recomendado deixar a bateria chegar ao seu limite – isto é, à ponto de apresentar algum defeito – para que se receba atenção. Pensando nisso, separamos três dicas que podem auxiliar os condutores a aumentar a vida útil de suas baterias.

Como aumentar a vida útil da bateria?

Além de contar com o serviço de bateria delivery como ferramenta de suporte, alguns pontos também precisam ser levados em consideração, pois servem de ajuda no aumento da vida útil de uma bateria. Confira!

1. Ande com o carro

A primeira dica diz respeito à locomoção do carro: em veículos que andam mais, a bateria dura mais. É necessário movimentá-lo. Quando a bateria fica sem funcionar por um longo período de tempo (geralmente, por mais de 3 meses), ela corre o risco de descarregar. 

O ácido presente na solução existente entre as placas começa um processo de acúmulo no fundo, iniciando-se um processo corrosivo das placas de chumbo. Assim, é a partir da locomoção que se mantém tal solução de forma mais homogênea. 

Dessa forma, se o dono do carro tiver que ficar longe do veículo por um certo tempo, é necessário pedir para alguém realizar o ligamento do motor. O ideal é ligar o veículo ao menos uma vez na semana por cinco minutos, fazendo com que o alternador acione e recarregue a bateria. 

2. Desligue componentes antes da partida

A bateria é mais requisitada no momento em que acontece a partida do motor. Esse momento exige muita energia. Sendo assim, é recomendável desligar todos os componentes elétricos desnecessários, evitando também dar a partida com luzes e faróis acesos, ar-condicionado ligado ou até mesmo o som. Outra dica é desligar esses componentes antes de desligar o motor. 

3. Evite acessórios que não são originais

Ao instalar acessórios que não são originais, pode ser que a amperagem da bateria não suporte, exigindo-se muito dela, o que faz com que a sua durabilidade seja reduzida. Esses itens que têm uma procedência desconhecida, como rastreadores ou sistemas de sons mais potentes, podem fazer com que a bateria passe por um processo de descarga repentina. 

Essas três dicas são parte de um conjunto muito maior de práticas recomendadas que podem causar um aproveitamento mais eficiente da vida útil das baterias. É importante ressaltar que, apesar de seguir alguns protocolos recomendados, é importante estar sempre atento à bateria e ao seu funcionamento, contando com serviços de bateria delivery em caso de problemas.

Lembre-se: Em caso de emergências procure a casa de bateria mais próxima ou se estiver pela região de interlagos entre em contato conosco nossa entrega é imediata ou agendada.

Encontre: bateria automotiva 60ah | bateria 40ah lider