O chicote elétrico é um condutor energético. O componente está escondido dentro do veículo e interliga os sistemas automotivos, fazendo a transmissão de dados por meio dos módulos eletrônicos.

Para que serve o chicote elétrico?

O chicote elétrico faz a conexão dos dispositivos do veículo, trabalhando com os sistemas de transmissão e equipamentos eletrônicos distribuindo a energia. 

Como funciona um chicote elétrico?

O chicote elétrico possui uma grande diversidade de cabos, sendo cada um responsável pelo gerenciamento e distribuição de parte da energia do veículo. 

Um carro popular possui 400 cabos; e um premium, 800 cabos. Essa diferença é devido à quantidade de equipamentos instalados no veículo. Quanto mais moderno, mais condutores são necessários para que os sistemas executem suas funções com qualidade. Um veículo, no geral, possui 700 metros de cabo. 

O chicote é separado por cores que são estipuladas a partir das montadoras, pretendendo identificar a função de cada um. 

Em carros elétricos, por exemplo, o chicote é laranja para que sejam identificados os cabos com voltagem elevada. 

Problemas do chicote do motor

Conheça abaixo alguns problemas relacionados ao chicote do motor.

Ausência de conexão entre a caixa elétrica do carro e o cabo

Cabos desconectados podem ser um problema em relação ao chicote elétrico. 

Quando isso ocorrer, é preciso contar com a ajuda de um especialista para realizar uma reconexão. 

Esteja atento ao local em que ocorre a interrupção. 

Para solucionar esse problema, o veículo deve ser elevado a partir de um equipamento, e as peças devem ser removidas. 

Cabos rompidos

Os cabos são constituídos por cobre e possuem uma película de plástico.

Caso se rompa, isso pode ocasionar a quebra dos cabos.

O problema pode ser solucionado por um mecânico, que realiza a troca do fio com defeito. É indicado também realizar a manutenção preventiva. 

Relação do chicote elétrico com a bateria automotiva

As baterias automotivas são como um coração do sistema elétrico propiciando a corrente elétrica para que assim o veículo consiga dar a partida, dando energia para outros componentes (como sistemas de ignição e combustível).

Assim como o chicote elétrico, cada componente elétrico do veículo tem conexão com a bateria por meio de fios ligados aos fusíveis, fazendo assim o transporte da corrente elétrica. A partir do seu papel dentro do sistema elétrico, os fios variam em relação à sua espessura. 

Ter uma bateria automotiva de qualidade é muito importante para que se garanta o funcionamento do sistema elétrico do veículo.

Outro ponto importante é que, caso um dos componentes desse sistema necessite de uma substituição ou conserto, deve ser feita a manutenção imediata para evitar danos ao veículo. 

Agora que você já sabe a importância de se investir em uma bateria de qualidade, conheça as baterias do Baterias Delivery SP, que oferecem componentes excepcionais e com garantia de qualidade. 

O Baterias Delivery SP possui diversos modelos, além de entrega imediata ou com horário agendado. Acesse o nosso site e confira!