Uma das dúvidas mais comuns de donos de veículos é saber quando o amortecedor automotivo está ruim e como trocar. Considerando que a peça é essencial para a estabilidade e segurança do carro, é importante estar atento às recomendações.

Confira abaixo como funciona o amortecedor e como saber se ele está ruim.

Como funciona o amortecedor automotivo?

O amortecedor faz parte do sistema de suspensão juntamente com as molas, acoplamento, casquilhos e barras estabilizadoras. Ele é o responsável por diminuir as vibrações do contato das rodas com o asfalto, o que fará com que o chassi não receba todo o impacto diretamente.

Caso o amortecedor não esteja funcionando corretamente, há uma sobrecarga nas molas, gerando instabilidade e até perda de controle. Por isso é importante ter os amortecedores automotivos em bom estado de funcionamento, pois haverá mais estabilidade e controle na direção.

Como saber se o amortecedor automotivo está ruim?

Os motoristas costumam ter dificuldade em avaliar a situação dos amortecedores porque sua deterioração é lenta. Porém, há quatro “sintomas” que ajudam a saber se o amortecedor está ruim:

1. Instabilidade e solavancos

Caso você esteja sentindo instabilidade na condução ou solavancos durante a viagem, com a carroceria se movimentando de forma excessiva, pode ser que o amortecedor não esteja funcionando adequadamente. A falta de estabilidade também pode ser sentida em curvas, quando a traseira do carro balança mais do que o normal.

2. Desgaste de pneus

Se o amortecedor não estiver funcionando corretamente, os pneus, ainda que sejam novos, sofrerão automaticamente. Eles receberão impactos mais fortes e perderão por mais tempo o contato com o solo, gerando um desgaste mais rápido e desnivelado.

3. Vazamento de óleo

Caso observe que seu carro está vazando óleo, muito provavelmente o amortecedor está com problemas, pois é ele que comprime o óleo para diminuir impactos. Com o amortecedor com defeito, o óleo vaza.

4. Fim de curso

Outro sintoma que o carro pode apresentar quando está precisando trocar os amortecedores e outros elementos da suspensão é a sensação de batida “seca” ao passar por um buraco, uma vez que o amortecedor não estará cumprindo sua função de minimizar impactos.

Como e quando trocar o amortecedor do seu veículo?

Se você não identificou nenhum dos sintomas acima, a dica para saber quando trocar o amortecedor automotivo é seguir a indicação do fabricante do carro ou da peça. Também é possível fazer a substituição a cada 50 mil quilômetros rodados ou por indicação do mecânico em uma manutenção preventiva.

Já com relação a como trocar o amortecedor, é bom adiantar que não é tão simples. Geralmente, seguem-se os seguintes passos:

  • Localizar o amortecedor;
  • Identificar os pinos e parafusos do amortecedor;
  • Retirar a roda;
  • Retirar a linha de freio, caso necessário;
  • Retirar o suporte metálico;
  • Remover o amortecedor;
  • Comprimir a mola;
  • Montar o novo amortecedor;
  • Testar a substituição.

Como é possível observar, a troca de amortecedores exige experiência e ferramentas específicas. Por isso, é importante levar o veículo a um mecânico de confiança e fazer a manutenção preventiva.

Baterias automotivas no Baterias Delivery SP

Assim como os amortecedores, o veículo precisa contar com bons equipamentos e em bom estado de funcionamento para garantir a vida útil do carro e evitar gastos desnecessários com substituições imprevistas. Outros componentes fundamentais são as baterias automotivas, que devem ser de qualidade e funcionar bem para que o sistema elétrico desempenhe seu papel.

O Baterias Delivery SP é especializado em comércio e manutenção de baterias automotivas, com experiência superior a 30 anos no mercado. Entre no site e confira os produtos!