Possuir um automóvel hoje, ou lidar com qualquer outra ferramenta que use baterias, exige das pessoas entendimento, ainda que mínimo, sobre o funcionamento desse objeto, o que fazer em caso de panes e, até mesmo, conhecer serviços de baterias delivery. Pensando nisso, elencamos os principais pontos a respeito das baterias estacionárias que precisam de atenção. 

Diferença entre baterias estacionárias e baterias automotivas

As baterias estacionárias possuem muita semelhança com as baterias automotivas em relação à construção, podendo, inclusive, serem confundidas quanto ao uso. Porém, é importante ter consciência de que a bateria estacionária apresenta um funcionamento distinto da bateria automotiva.

A automotiva, por exemplo, é feita para oferecer uma quantidade alta de energia em pouco tempo (segundos). Ela é indicada para veículos, uma vez que, ao dar partida no automóvel, é requerida uma descarga elétrica muito alta e que gere locomoção. 

Os componentes dessa bateria precisam estar em movimento. Se, por exemplo, o carro ficar parado durante muito tempo, a bateria vai descarregar. Já a bateria estacionária também é projetada para oferecer uma grande quantidade de energia, mas durante um longo período de tempo, por possuir uma vida útil maior que a automotiva.

Para que serve a bateria estacionária?

A bateria estacionária é feita com placas de chumbo mais espessas. Além disso, também é feita para ficar estática, possuindo uma vida útil longa. Ela é destinada a diversos fins, sendo que os mais recomendados são sistemas que necessitam de uma descarga de maior profundidade, como sistemas com energia solar, que contam com processos de armazenamento nas placas solares e nobreaks. Além disso, esse tipo de bateria é indicado em sistemas de energia eólica, telecomunicações, iluminação pública e privada, segurança, caixas eletrônicos etc.

As baterias estacionárias contam com filtro que barra a emissão de vapores da solução ácida, permitindo a passagem somente de hidrogênio, o que não é nocivo à saúde. Sendo assim, elas podem estar localizadas no mesmo espaço que as pessoas. Apesar disso, é indicado possuir alguma ventilação no ambiente. Outro ponto importante é que esse tipo de bateria pode passar por uma descarga de até 80% sem que sua vida útil seja prejudicada, durando, em média, de 5 a 10 anos – ou mais.

Tipos de baterias estacionárias

Existem dois tipos de baterias estacionárias:

VRLA

As baterias do tipo VRLA, também chamadas de Bateria Selada, possuem ácido-chumbo e uma regulagem realizada por válvulas. Elas são mais seguras, uma vez que não fazem a liberação de resíduos tóxicos, e os gases que liberam passam por um processo de reaproveitamento.

AGM

As baterias AGM, por sua vez, estão dispostas entre as mantas de microfibra, em um local separado do resto da bateria. Isso aumenta a segurança e evita que ocorra riscos de vazamento, por exemplo, podendo ser utilizadas em qualquer posição.

Contudo, podem-se perceber as diferenças claras entre as baterias automotivas e estacionárias. Além disso, é importante lembrar sempre que, em caso de imprevistos envolvendo baterias, os serviços de baterias delivery já estão disponíveis no mercado. Esse tipo de suporte é mais uma opção de conforto ao condutor, que também deve investir em técnicas para aumentar a vida útil de suas baterias.

Compre baterias estacionária no Baterias Delivery SP!

Lembre-se: Em caso de emergências procure a casa de bateria mais próxima ou se estiver pela região de interlagos entre em contato conosco nossa entrega de bateria é imediata ou agendada.

Encontre: bateria automotiva 60ah | bateria 40ah lider