Nem todo mundo sabe, mas deixar uma motocicleta parada gera maior risco de descarregar a bateria. Isso vale principalmente para quem deixa o veículo muito tempo sem uso, podendo comprometer a sua carga. Dependendo da qualidade e tempo de vida, as baterias para moto podem perder energia após apenas alguns dias sem serem acionadas, enquanto outras só vão apresentar problemas depois de meses de inutilização.

Para evitar que isso aconteça, especialistas sugerem ligar a moto pelo menos uma vez ao dia durante 10 minutos. Caso não seja possível, o indicado é que o condutor percorra semanalmente uma distância mínima de cinco quilômetros (ou até a moto atingir a temperatura ideal de funcionamento). Isso porque trajetos curtos podem não ser suficientes para que o sistema de carregamento da bateria seja completo.

Vale lembrar também que o excesso de acessórios elétricos pode ocasionar o esgotamento da unidade de energia mais rapidamente, bem como a instalação de itens e fiação com defeito ou incorreta. Mas, afinal, como deixar a moto parada sem correr riscos de descarregamento da bateria e o que fazer se isso acontecer?

Quanto tempo a bateria da moto pode ficar parada?

Em média, as baterias para moto podem descarregar após um período de dois a quatro meses sem serem acionadas. Os modelos mais recentes normalmente apresentam vida um pouco mais longa, variando entre quatro e cinco meses de inatividade até perderem toda a sua carga, enquanto as versões mais antigas costumam descarregar após o intervalo de 30 a 90 dias.

Como deixar a moto parada sem descarregar a bateria?

Não existem muitos segredos na hora de preservar a energia de uma motocicleta. Um dos poucos recursos realmente eficazes para quem não tem tempo ou disposição de acioná-la com frequência é optar por um mantenedor de bateria. Esse tipo de aparelho pode ser ligado a uma tomada comum e é capaz de manter a carga na medida ideal para funcionar, variando entre 13,5V e 14,5V. Alguns modelos desse acessório são capazes até de recarregar uma bateria.

O que fazer quando acabar a bateria da moto?

Ao contrário do que muita gente acredita (e faz!), optar pela popular “chupeta” não é recomendável, pois há um grande risco de queimar os componentes do veículo, como a centralina. Além disso, recarregar as baterias para moto com frequência não faz bem para a sua vida útil. Isso acontece porque esse tipo de dispositivo tem a sua capacidade de retenção de carga reduzida sempre que descarrega.

Para ter certeza se a bateria da moto descarregou, o primeiro passo é verificar o seu estado e averiguar o regulador retificador, responsável pela recarga de energia da motocicleta e diretamente ligado à bateria. Caso ela esteja realmente inapta para uso, uma alternativa é recorrer à famosa tática de “pegar no tranco”. Essa opção exige que o condutor rode por um bom tempo até que a bateria possa ser recarregada de maneira completa. Se a medida não funcionar, o ideal é procurar um mecânico ou trocar o dispositivo.

Para situações de urgência ou adversidades, é possível contar com serviços de entrega de baterias por meio de agendamento ou solicitação imediata. A Baterias Delivery SP é uma empresa especializada em comércio e manutenção preventiva de unidades de energia automotivas e atende toda a cidade de São Paulo.

 

Encontre: Bateria Automotiva Lider 80ah | Bateria Start-Stop