Grande parte dos veículos contam com uma bateria de chumbo, também chamada de bateria de partida ou, até mesmo, de acumulador de energia. A função dessa bateria é possibilitar que o motor de arranque ligue, fazendo o motor girar, e, assim, o carro funcionar. 

No mercado, hoje, há uma variedade extensa de baterias, que são diferenciadas por meio do modelo, marca ou tipo de veículo. É importante ressaltar que um carro pode comportar variações de baterias: as que requerem manutenção e as que não requerem. É exatamente sobre isso que vamos tratar hoje. 

Baterias com manutenção

A bateria que necessita de manutenção também pode ser chamada de bateria não selada. Quando é dito que ela requer manutenção, quer dizer que é necessário realizar uma checagem regular de água. Além disso, por se tratar de uma bateria um pouco mais antiga, ela possui saídas de ar. 

Essas saídas existem por conta da reação química oriunda das placas localizadas no seu interior em comunhão com a água, que acabam originando uma fumaça. O tempo recomendado para a verificação de água nesse tipo de bateria é de 3 em 3 meses. Caso o nível de água esteja abaixo do indicado, será preciso acrescentar água desmineralizada ou destilada, manualmente. Caso a água permaneça abaixo do esperado, a bateria pode estragar.

Baterias sem manutenção

A bateria que dispensa manutenção, por sua vez, também conhecida como bateria selada, como o nome já diz, possui uma selagem completa e uma placa de chumbo no lado externo. Essa bateria não necessita de uma manutenção com água, uma vez que o seu processo químico, que acontece no seu interior, possui um consumo de água quase nulo. No mercado, é o tipo de bateria mais atual. 

Esse tipo de bateria possui cálcio adicionado ao chumbo, o que justifica a baixa evaporação da água e, consequentemente, a desnecessidade de realizar manutenções. Isto, portanto, se torna um ponto vantajoso para esse tipo de bateria.

Porém, é importante ressaltar que, apesar de não ser necessário verificar o nível de água regularmente em baterias seladas, se o alternador efetuar o carregamento para além do limite, sobrecarregará a bateria, secando a sua água e tornando-a inútil. 

E agora? Qual devo escolher?

A resposta vai depender da necessidade do condutor. Caso não deseje realizar verificações mensais, o mais indicado é, de fato, optar por uma bateria selada. Porém, deve-se considerar também que, quando uma bateria selada perde a sua energia, não tem como efetuar reparos em relação à água.

É importante ressaltar que, independente do modelo escolhido, ambos exigem cuidados, como a limpeza dos terminais, uma boa fixação da bateria, a checagem do envio da corrente por parte do alternador até a bateria, entre outros. 

Além disso, é importante lembrar que hoje, caso os condutores se encontrem com problemas com suas baterias, já existe um serviço que entrega bateria de carro. Um serviço que entrega bateria de carro se dispõe a ser um facilitador na vida de diversos condutores que precisam efetuar algum tipo de trabalho envolvendo a bateria do seu veículo e não podem, por exemplo, se locomover até uma loja física. Esse serviço de entrega de bateria de carro já está disponível no mercado, sendo oferecido por lojas especializadas e referências na área, como o Baterias Delivery SP.

Lembre-se: Em caso de emergências procure a casa de bateria mais próxima ou se estiver pela região de interlagos entre em contato conosco nossa entrega é imediata ou agendada.

Encontre: bateria automotiva 60ah | bateria 40ah lider