Se você tem um carro, sabe o quanto é caro o custo de uma correção de urgência, ou seja, quando algo precisa imediatamente de reparo. Isso pode ser evitado com a manutenção preventiva, que, quando realizada periodicamente, previne custos de reparo e garante a segurança.
Veja abaixo quais são as vantagens da manutenção preventiva e os tipos de manutenção.
O que é manutenção preventiva?
O objetivo da manutenção preventiva é impedir danos e gastos com correções. Diferente da manutenção corretiva, que ocorre quando algo já está danificado, a manutenção preventiva é uma estratégia de redução de problemas no veículo e também evita a redução de desempenho das peças.
Quais são as manutenções preventivas?
Podemos dividir a manutenção preventiva em três tipos, todos de igual importância:
Manutenção baseada no tempo
Manutenção feita baseada no tempo de utilização do veículo ou de outras manutenções anteriores. Seu objetivo é restaurar ou substituir peças e componentes que envelheceram ou se degradaram com o tempo.
Alguns itens envolvidos nesse tipo de manutenção preventiva são:
- freios (1 vez ao ano);
- discos de freio, pastilhas, tambores e outras peças do sistema (10 mil quilômetros);
- troca de óleo (10 mil quilômetros ou a cada 6 meses);
- sistema de arrefecimento (30 mil quilômetros);
- filtro de ar (1 vez ao ano);
- filtro do combustível (10 a 15 mil quilômetros).
Manutenção de inspeção
Manutenção realizada para avaliar as condições e o estado das peças e sistemas. Alguns itens desse tipo de manutenção preventiva são:
- fluido de freio;
- sistema de carga (alternador e bateria);
- sistema de freios (pastilhas e discos ou lona e tambor);
- sistema de suspensão (amortecedor, bandeja, pivô, articulações, mola).
Manutenção baseada nas condições
A última das manutenções preventivas é baseada nas condições das peças e componentes, realizada a partir de resultados de inspeções feitas periodicamente. Ela faz com que haja um maior acompanhamento das partes avaliadas para detectar falhas ou defeitos.
Quais as vantagens da manutenção preventiva?
É possível observar que a manutenção preventiva é de grande importância para o carro, principalmente na prevenção de danos. Mas ela ainda apresenta outras vantagens:
1. Custo
Financeiramente, o custo de uma manutenção preventiva é menor do que uma corretiva, além de evitar dores de cabeça pela inutilização do carro.
2. Revisão
Como peças e sistemas são revisados periodicamente, a manutenção preventiva monitora o veículo de forma completa, garantindo que os problemas encontrados sejam reparados.
3. Funcionamento
Com uma manutenção preventiva periódica, também é possível que qualquer elemento que possa prejudicar o funcionamento do veículo seja identificado, melhorando o desempenho geral de itens e peças.
4. Evita substituições
Como os problemas serão previstos e observados com frequência, qualquer dano ou reparo é diagnosticado a tempo de não ocasionar uma substituição. Isso é o que faz a manutenção preventiva ser financeiramente melhor do que a corretiva.
5. Segurança
É comum que, em viagens mais longas, os donos de veículos fiquem receosos quanto a imprevistos e surpresas. Porém, com a manutenção preventiva em dia, não é preciso esse tipo de preocupação.
6. Valor de revenda
Como danos e desgastes em excesso são evitados pela manutenção preventiva, em uma possível revenda, o carro que teve sua manutenção feita de forma periódica possuirá maior valor do que aquele que não teve.
Manutenção preventiva de bateria no Baterias Delivery SP
Como você viu, é muito importante realizar a manutenção preventiva do veículo, principalmente da bateria quando houver sinais de degradação, pois assim você evitará gastos futuros desnecessários. O Baterias Delivery SP é especializado em comércio e manutenção preventiva de baterias automotivas. Acesse o site e confira os produtos!
Deixar um comentário